top of page
Search
  • cassaraeditora

A Odisseia de Nikos Kazantzákis: Epopeia Moderna do Heroísmo Trágico


CAROLINA DÔNEGA BERNARDES



FICHA TÉCNICA


1ª edição, 2012

296 páginas

Formato 16 x 23 cm

ISBN 978-85-64892-09-5

Assunto: Literatura



APRESENTAÇÃO


Epopeia de 33.333 versos, a Odisseia de Nikos Kazantzákis surge em sua época como gênero considerado esgotado e substituído pelo romance. Nesta investigação, porém, a autora procura mostrar que o poema épico de Kazantzákis, ainda que pareça representar um anacronismo em tempos modernos e, para muitos, uma afronta às normas estéticas, é, assim como muitas das obras de sua época, a confirmação das intenções inovadoras em tempos de (discurso) crise, por meio da incorporação de uma trajetória filosófica do renomado herói Odisseu, baseada no niilismo nietzschiano e na evolução criadora de Bergson. O percurso de superação empreendido pelo Odisseu moderno oferece a possibilidade de se avaliar as consequências da Odisseia de Kazantzákis no cenário moderno, demonstrando que a obra pode ser compreendida, igualmente, como um canto de ordem trágica e filosófica. Ao reescrever a grande Epopeia da tradição clássica, Kazantzákis procura tirar consequências do sentimento de decadência histórica grega e ocidental e rever o sentido de cultura de seu país e do homem na modernidade. E, ao procurar acompanhar o itinerário heroico deste Odisseu "entre mundos", a autora visa avaliar como a reabilitação do gênero épico e a retomada do renomado herói problematizam a questão moderna entre tradição e ruptura.



SOBRE O AUTOR


Carolina Bernardes é doutora em Letras (UNESP), com pesquisa sobre a obra de Nikos Kazantzákis. Tem várias publicações sobre o autor grego em revistas acadêmicas, no Brasil, no Chile, Portugal e França.

Como escritora, publicou a obra infantil Flauis (2010), premiado no concurso "Grandes Empresas na Literatura" e o livro de contos Retalhos e Epopeias (2012). Atua no ensino à distância pela UNICAMP e coordena cursos de formação de escritores.



OPINIÕES


"Acompanhando o belo trabalho de Carolina Dônega Bernardes, temos contato com essas duas vertentes da explicação do épico, na medida em que, além da explicação bem informada dos diversos tipos de vínculos que a obra mantém com a tradição, a análise caracteriza o contexto histórico-cultural que particulariza tal projeto."

MARCOS SISCAR - Professor de Teoria Literária da UNICAMP



DOWNLOADS


"link para download primeiro capitulo pdf"


"link para press release"

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page